7.06.2009

Vestibular/UFMT-2008

L I N G U A G E N S
INSTRUÇÃO: O texto abaixo é parte da campanha publicitária de um analgésico veiculada na mídia impressa no
mês de maio deste ano. Leia-o para responder às questões de 01 a 03.

Em homenagem ao Dia das Mães,
deixamos prontas as respostas para as perguntas que mais dão dor de cabeça.


1. Mamãe, de onde eu vim?
R: Da cegonha.

2. Mamãe, a professora disse que a cegonha não existe. É
verdade?
R: Ei, olha lá um boi voando!

3. Mamãe, como eu saí de dentro de você?
R: Então, lembra a cegonha que a professora disse que
não existe?
Aliás, qual o nome da sua professora?

4. Mamãe, o que aconteceu com o vovô?
R: Ele se mudou para um país que não tem correio,
telefone, fax, celular, nem orkut.

5. Mamãe, por que eu não posso beijar minha prima?
R: Porque você vai virar um sapo se beijar.

6. Mamãe, por que minha irmã diz que não pediu para
nascer e se tranca no quarto?
R: Você vai entender quando tiver 15 anos.

7. Mamãe, o que significa “aqueles dias”?
R: É quando o papai deixa a mamãe ficar com o controle
remoto da TV.
8. Mamãe, por que eu não posso dizer “* ڇ ې Ỗ”?
R: Pode dizer, sim.
Mas você sabe que isso quer dizer “não quero
sobremesa”?
9. Mamãe, por que o Papai Noel tem barba falsa?
R: Porque ele é procurado pelo FBI.
10. Mamãe, o que é troca de casais?
R: Cadê seu pai, hein?
11. Mamãe, como o Modernismo antropofágico da Semana
de 22 contribuiu para o caráter conformista do
brasileiro?
R: Olha lá, um boi voando!
Há mais de 100 anos, Aspirina da Bayer vem pesquisando novas soluções para o alívio das
diversas dores de cabeça. Até aquelas mais fofinhas, cheias de bochechas rosadas e perguntas
cabeludas que fazem a vida valer a pena. Um feliz Dia das Mães a todas as mães do Brasil.


QUESTÃO 01
A respeito dos sentidos construídos no texto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O produtor do texto considera deixar prontas as respostas uma forma de homenagear as mães, facilitando-lhes a vida em relação à curiosidade dos filhos pequenos.
( ) Levando em conta o contexto, a expressão dor de cabeça pode ser entendida como uma dificuldade materna e como dor física.
( ) A figura de mãe criada pela propaganda é constituída de diversos perfis de mãe, entre eles o autoritário, a exemplo do diálogo 8.
( ) O produtor do texto usa como argumento de persuasão qualidades intrínsecas do produto em destaque – um analgésico.
Marque a seqüência correta.
A) V, F, F, V
B) V, V, F, F
C) F, V, V, F
D) V, V, V, F
E) F, F, V, V

_____________________________________________________________________________
2/34 – Processo Seletivo 2008 – UFMT – 1.ª Fase: Objetiva – Caderno Amarelo


QUESTÃO 02
Sobre o diálogo 11, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) No diálogo 11, o protótipo de filho é diferente do dos demais diálogos.
B) A resposta da mãe sugere que, independente da idade do filho, o “comportamento de mãe” é o mesmo.
C) Por não fazer parte do universo infantil e familiar e por ser um enunciado lingüisticamente mais complexo, a pergunta se diferencia das demais e causa estranhamento ao leitor.
D) Esse diálogo encerra a lista de perguntas e respostas por apresentar-se um corolário, uma dedução delas.
E) A resposta da mãe pode ser entendida como desconhecimento do Modernismo antropofágico da Semana de 22.



QUESTÃO 03
Em relação a aspectos lingüísticos e textuais utilizados, assinale a afirmativa correta.
A) Em Mamãe, de onde eu vim? (diálogo 1) e Ele se mudou para um país que não tem correio (diálogo 4), as preposições de e para expressam meio e origem, respectivamente.
B) A palavra que, nas duas ocorrências no diálogo 3, exerce a mesma função sintática, objeto direto.
C) O pronome demonstrativo isso (diálogo 8) funciona como elemento de coesão ao remeter seu sentido a algo posto anteriormente, assim também o pronome pessoal ele (diálogo 9).
D) No diálogo 3, então exerce o papel de marcador de seqüências narrativas orais e aliás é empregado com o sentido de ao contrário de.
E) Na resposta do diálogo 4, o uso de vírgulas justifica-se por separar elementos explicativos.


____________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Leia atentamente a letra de música de Chico Buarque para responder às questões de 04 a 06.
_____________________________________________________________________________

Terezinha

O primeiro me chegou
Como quem vem do florista
Trouxe um bicho de pelúcia
Trouxe um broche de ametista
Me contou suas viagens
E as vantagens que ele tinha
Me mostrou o seu relógio
Me chamava de rainha
Me encontrou tão desarmada
Que tocou meu coração
Mas não me negava nada
E assustada eu disse não.

O segundo me chegou
Como quem chega do bar
Trouxe um litro de aguardente
Tão amarga de tragar
Indagou o meu passado
E cheirou minha comida
Vasculhou minha gaveta
Me chamava de perdida
Me encontrou tão desarmada
Que arranhou meu coração
Mas não me entregava nada
E assustada eu disse não.

O terceiro me chegou
Como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada
Também nada perguntou
Mal sei como ele se chama
Mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama
E me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro
E antes que eu dissesse não
Se instalou feito posseiro
Dentro do meu coração.
(Letra e música. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.)


QUESTÃO 04
Da leitura do poema, pode-se afirmar:
A) É uma narrativa envolvendo três personagens: os pretendentes de Terezinha.
B) O poema enfatiza a simultaneidade dos relacionamentos de Terezinha com seus pretendentes num tempo passado.
C) Cada pretendente tratava Terezinha de modo diferente, mas nenhum a via simplesmente como mulher.
D) A narradora revela-se uma mulher ingênua e recatada, à espera do amor que a complete.
E) A ação dos pretendentes, por revelar seu perfil psicológico, torna desnecessária a descrição física.

_____________________________________________________________________________________
3/34 – Processo Seletivo 2008 – UFMT – 1.ª Fase: Objetiva – Caderno Amarelo


QUESTÃO 05
Em relação aos recursos expressivos utilizados, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O poema é uma releitura de uma antiga cantiga de roda infantil, caracterizando uma relação intertextual.
B) A construção das estrofes é marcada pela presença de paralelismo sintático, ou seja, são introduzidas informações novas pela repetição de estruturas sintáticas.
C) A linguagem poética revela-se também nas eventuais rimas, em sua maioria ricas, e no ritmo, marcado pela alternância de sons fracos e fortes.
D) A estrutura sintática predominante na letra da música é a coordenação, o que lhe imprime tom de oralidade.
E) Os versos do poema, de acordo com sua medida rítmica, são redondilhas menores.

QUESTÃO 06
Com base na leitura do poema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O olhar com que a narradora vê seus pretendentes – o primeiro, generoso; o segundo, indelicado; o terceiro, matreiro – é sugerido já nos primeiros versos de cada estrofe.
( ) Com o terceiro pretendente, a relação de Terezinha diferencia-se da dos demais, mostrada pela escolha de palavras com sentido dúbio, pelo uso de verbos no pretérito e pela predominância de orações subordinadas.
( ) A palavra nada, em Como quem chega do nada / Ele não me trouxe nada / Também nada perguntou, marca a diferença do modo de seduzir do terceiro pretendente.
( ) A relação de proximidade entre Terezinha e seus pretendentes é refletida, por exemplo, no uso proclítico dos pronomes me e se, próprio do registro coloquial, como nos versos Me chamava de rainha e Se deitou na minha cama.
Assinale a seqüência correta.
A) V, V, F, F
B) V, F, V, V
C) V, V, F, V
D) F, F, V, V
E) F, V, V, V


QUESTÃO 07
Entre o final do século XIX e o alvorecer do século XX, conviveram no Brasil três estilos de época: Realismo (1881-1902), Parnasianismo (1882-1902) e Simbolismo (1893-1902). Em relação ao assunto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para
as falsas.
( ) A prosa realista representou uma reação contra a literatura sentimental e extremamente subjetiva dos românticos.
( ) A poesia do final do século XIX significou a reafirmação da linguagem declamatória e coloquial do Romantismo.
( ) Em poemas parnasianos, o empobrecimento do conteúdo quando somado à supervalorização da linguagem preciosa
constituiu imperfeição.
( ) O poeta simbolista, confiante no poder da linguagem, procura descrever objetivamente a realidade.
Assinale a seqüência correta.
A) V, F, V, F
B) V, V, F, F
C) F, V, V, F
D) F, F, V, V
E) V, F, F, V


QUESTÃO 08
A partir da metade do século XVIII, na Europa, uma conjugação de eventos redimensionou a cúpula do poder social. A burguesia, contraposta à nobreza e clero ora decadentes, se firmou e a ciência passou a explicar racionalmente a realidade. Essa alteração na fisionomia econômico-filosófica do velho continente, com reflexos nas nações periféricas, veio acompanhada de um natural realinhamento das artes. A literatura, sem abrir mão de proporcionar prazer estético e cumprindo seu papel de revelar a relação entre o homem e sua circunstância histórica, adequou-se e espelhou a nova realidade que trazia, entre outros marcos, a supracitada alternância de classes no poder. Qual fato histórico ocorreu no Brasil durante a época do Realismo?
A) Chegada da expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa
B) Conjuração Mineira e condenação de Tiradentes
C) Proclamação da República
D) Vinda de D. João VI e da família real
E) Abdicação de D. Pedro I

4/34 – Processo Seletivo 2008 – UFMT – 1.ª Fase: Objetiva – Caderno Amarelo

QUESTÃO 09
Uma ampla galeria de tipos humanos desfila pelas páginas de O Cortiço (Aluísio de Azevedo, 1890): lavadeiras, operários, prostitutas, mascates, todos representantes de uma população marginal, que vive num ambiente degradado e corruptor. Na verdade, a moradia coletiva parece determinar o comportamento dos que ali vivem, como é o caso, entre outros, de Pombinha, menina pura que, pressionada pelo meio, acaba por se prostituir.
Em relação a O Cortiço, assinale a afirmativa correta.

A) O meio se personaliza e apresenta o dom de a tudo dominar, sobrepondo-se às especificidades individuais a força avassaladora do conjunto.
B) A influência decisiva do temperamento e do meio ambiente no comportamento humano limita o autor e impede que João Romão e Rita Baiana sejam personagens bem construídas.
C) O autor ao tratar das personagens preocupa-se em individualizá-las uma por uma, para realçar-lhes as diferenças e evitar que se diluam numa espécie de massa indistinta de seres.
D) A caracterização das personagens por vezes é feita com elementos referentes ao mundo animal, procedimento que aproxima o Naturalismo de Azevedo do Romantismo de Alencar, quando este enaltecia aspectos paradisíacos da natureza brasileira.
E) As idéias explícitas acerca dos mecanismos da vida social, como o casamento, recebem tratamento análogo ao encontrável nas principais obras românticas.

QUESTÃO 10
Embora dispensasse, como o parnasiano, uma atenção especial ao cuidado com a linguagem, o poeta simbolista imprimiu ao seu texto marcas que diferenciaram esses movimentos.

Busca palavras límpidas e castas,
novas e raras, de clarões ruidosos,
dentre as ondas mais pródigas, mais vastas
dos sentimentos mais maravilhosos.
.....................................................................
Enche de estranhas vibrações sonoras
a tua Estrofe, majestosamente...
Põe nela todo o incêndio das auroras
Para torná-la emocional e ardente.

Derrama luz e cânticos e poemas
no verso, e torna-o musical e doce,
como se o coração nessas supremas
Estrofes, puro e diluído fosse.
.........................................................

Da leitura do texto, trecho de um poema de Cruz e Sousa, principal nome da poesia simbolista brasileira, infere-se que o autor NÃO
propõe ao poeta buscar a palavra ou a expressão
A) evocadora de sensações e emoções indefiníveis.
B) exata, capaz de com a maior nitidez descrever um objeto.
C) portadora de uma musicalidade que imprima ritmo e doçura ao verso.
D) sinestésica, conforme exemplifica empregando clarões ruidosos.
E) capaz de fundir, num só ato perceptivo, duas ou mais sensações.

QUESTÃO 11
A literatura praticada no Brasil no início do século XX, de modo geral, apresentava-se de olhos fechados para os mais sérios problemas da sociedade brasileira. No entanto, com obras que representam outra postura intelectual em face da nossa realidade sociocultural, alguns escritores expressaram uma visão crítica dos problemas brasileiros. A respeito dos principais escritores do Pré- modernismo, assinale a afirmativa correta.
A) Euclides da Cunha, mesmo trabalhando magistralmente o assunto e a linguagem em Os Sertões, não logrou construir uma obra literária, visto seu conteúdo não ser ficcional.
B) Lima Barreto, acusado de desleixo por seus contemporâneos, teve sua prosa simples e comunicativa valorizada pelos modernistas.
C) Monteiro Lobato, por sua formação clássica, foi importante mentor intelectual do movimento renovador de 22.
D) Euclides da Cunha, em Os Sertões, revelou o sofrimento de uma família de retirantes fugindo da seca nordestina.
E) Lima Barreto, influenciado pela leitura de clássicos da língua portuguesa, marcou com um certo purismo lingüístico a sua produção literária.

_____________________________________________________________________________________
5/34 – Processo Seletivo 2008 – UFMT – 1.ª Fase: Objetiva – Caderno Amarelo

_____________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Leia o texto de Cecília Meireles para responder às questões 12 e 13.

Abandonando o espírito destrutivo e irreverente dos primeiros momentos do Modernismo, a poesia, a partir de 1930, apresenta um gradual amadurecimento. Livres da preocupação de chocar o público conservador, os poetas dessa fase tendem para uma revalorização das formas poéticas tradicionais.
CANÇÃO
Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
− depois, abri o mar com as mãos,
Para o meu sonho naufragar.
Minhas mãos ainda estão molhadas
Do azul das ondas entreabertas,
E a cor que escorre dos meus dedos
Colore as areias desertas.
O vento vem vindo de longe,
A noite se curva de frio;
Debaixo da água vai morrendo
Meu sonho, dentro de um navio...
Chorarei quanto for preciso,
Para fazer com que o mar cresça,
E o meu navio chegue ao fundo
E o meu sonho desapareça.
Depois, tudo estará perfeito:
Praia lisa, águas ordenadas,
Meus olhos secos como pedras
E as minhas duas mãos quebradas.


QUESTÃO 12
Em relação à construção dos sentidos do poema, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O emprego de verbos na primeira pessoa do singular, pus, abri e chorarei, explica-se pela atitude egocentricamente lírica da poetisa.
( ) A recorrência aos possessivos: meu sonho, minhas mãos, meu navio, meus olhos, minhas duas mãos, reforça uma característica centralizadora do eu-poético.
( ) O substantivo sonho deve ser entendido como uma manifestação psicofisiológica ocorrente durante o sono.
( ) A dimensão emocional, no poema, dá suporte a atitudes que seriam inverossímeis fora do contexto lírico (abrir o mar com as mãos, por exemplo).
Assinale a seqüência correta.
A) V, V, V, F
B) V, F, F, F
C) F, V, F, V
D) F, V, F, V
E) V, V, F, V

QUESTÃO 13
Da leitura do poema, pode-se afirmar:
A) As lágrimas do eu-lírico guardam uma relação inversamente proporcional às águas de um mar abstrato.
B) O emprego da palavra navio, essencialmente concreta, não se presta de maneira adequada às especificidades de contextos poéticos.
C) A estrofe final denuncia uma secura pétrea do olhar, coerente com a frieza marcante do eu-lírico.
D) Os olhos secos como pedras são o resultado de um chorar hiperbólico, de um mar de lágrimas.
E) A aliteração em “v” (vento vem vindo) sugere que a angústia que domina o eu-lírico é momentânea e que, como o vento, vai passar.
_____________________________________________________________________________________
6/34 – Processo Seletivo 2008 – UFMT – 1.ª Fase: Objetiva – Caderno Amarelo

QUESTÃO 14
O surgimento de Adélia Prado na literatura brasileira representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante. A poetisa incorpora os papéis de intelectual e de mãe, esposa e dona de casa; encontrou um equilíbrio entre o feminino e ofeminismo, conciliação digna de nota.
Com licença poética
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
− dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem,
Mulher é desdobrável. Eu sou.
A coluna da esquerda apresenta trechos do poema e a da direita, leituras possíveis. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Não sou feia que não possa casar,
2 - Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
3 - Minha tristeza não tem pedigree,

( ) Aspecto de uma relação conservadora do eu-lírico com o papel historicamente submisso da mulher.
( ) Qualidade do eu-lírico que aponta para o caráter transitório de eventuais estados melancólicos.
( ) Atitude pessoalíssima do eu-lírico, compensatória de uma inferioridade inerente, doada e imposta por sua condição de poeta.

Assinale a seqüência correta.
A) 1, 3, 2
B) 1, 2, 3
C) 2, 3, 1
D) 3, 2, 1
E) 2, 1, 3

_____________________________________________________________________________________
INSTRUÇÃO: Leia atentamente as charges I e II para responder às questões 15 e 16.

Charge I Charge II



ANGELI. Folha de S. Paulo, 04 ago. 2004.
(SARMENTO, L. L. Gramática em textos. 2.ª ed. São Paulo: Moderna, 2005, pp.519 e 520.)
7/34 –

________________________________________________________________________________________________________________
Processo Seletivo 2008 – UFMT – 1.ª Fase: Objetiva – Caderno Amarelo


QUESTÃO 15
Da leitura das charges, pode-se afirmar:
A) Na charge I, a personagem de terno representa um político, candidato a um cargo eletivo, que compra votos de eleitores não politizados.
B) A charge II objetiva mostrar que o povo brasileiro está descontente com a situação sócio-econômica do país.
C) As charges diferenciam-se pelo tema abordado, mas são semelhantes pela intencionalidade e situacionalidade.
D) A sintaxe não verbal do texto I, especialmente a presença de tons claros, evidencia que a situação retratada acontece às claras, pois não há impedimento legal.
E) As condições de produção das duas charges são idênticas, garantindo o diálogo entre os temas abordados.

QUESTÃO 16
Sobre a concordância verbal nas frases Vendem-se votos e Admite-se faxineiros com experiência, analise as afirmativas.
I - A concordância do verbo com o sujeito na frase Admite-se faxineiros com experiência desobedece intencionalmente às normas
da escrita padrão visando tornar a linguagem um traço característico da situação retratada.
II - A indefinição da pessoa que vende votos (charge I) é marcada pela presença do se, índice de indeterminação do sujeito, o que torna a concordância verbal inadequada.
III - Como a charge I insere-se num contexto sócio-político, a concordância entre verbo e sujeito é ideológica, subentendendo a idéia de coletivo.
IV - Se uma instituição de ensino fosse exibir um cartaz com a frase da charge II, deveria reescrevê-la da seguinte forma: Admitemse faxineiros com experiência.
Estão corretas as afirmativas
A) II, III e IV, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, II, III e IV.
E) I e IV, apenas.

Nenhum comentário: